APOIOS
PATROCÍNIOS
APOIOS
PATROCÍNIOS
CONVITE À PUBLICAÇÃO E TÓPICOS
CONVITE À PUBLICAÇÃO E TÓPICOS
A Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) (http://spee.org.pt/) organiza a sua 2ª Conferência Internacional (CISPEE 2016) sob o tema “(Re) Pensar a Educação Superior de Engenharia”. O evento visa proporcionar um espaço de discussão de tópicos relacionados com a Educação em Engenharia que, em geral, surgem em todas as Escolas de Engenharia. Para além de sessões temáticas, o programa da conferência incluirá, um conjunto de palestras em duas sessões plenárias. O programa social da conferência foi ainda delineado como espaço promotor de troca de ideias e de contactos entre os participantes.
Chamada a contribuições em português, mas preferencialmente em inglês.
Tópicos da conferência
Ética em Engenharia
• Métodos de análise ética em Engenharia
• A Ética nos curricula dos cursos de Engenharia
• O cumprimento de códigos de ética nas Instituições de Ensino Superior
• Papel dos Engenheiros na Sociedade
Tecnologias de Informação ao Serviço da Educação em Engenharia
• Computadores na Educação em Engenharia
• Dispositivos móveis na Educação
• Interação Humano-Computador
• Design de Interfaces para a Web
• Ambientes e Ferramentas Colaborativos
• Ferramentas de Avaliação
• E-learning na Educação em Engenharia
• Conteúdos multimédia para e/b/m-learning
• Realidade Virtual e Aumentada
• Jogos Educacionais
Educação Contínua em Engenharia (ECE)
• Iniciativas conjuntas academia-indústria
• Desenvolvimento Curricular em Cursos de Engenharia
• O papel das Sociedades Técnicas e Profissionais na ECE
• O papel do Governo na ECE
• Programas e Iniciativas de ECE
• Aprendizagem ao Longo da Vida em Engenharia
• Impacto da Investigação Científica e Educacional nos Cursos de Engenharia
• Aprendizagem informal e não-formal em Engenharia
• Alunos não-tradicionais em Engenharia
• Aspetos Económicos da ECE
• Formação no local de trabalho como parte da ECE
• O contributo da ECE para a empregabilidade em tempos de crise
Ferramentas de Desenvolvimento de Capacidades Cognitivas
• Utilização de Mapas Conceptuais na Aprendizagem e na Avaliação
• Estratégias de Aprendizagem Autónoma e Auto-regulada
• Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e Criatividade
• Pensamento crítico em Ensino da Engenharia
• Desenhar cursos que desenvolvam a Capacidade Cognitiva
• Utilização de Ferramentas Online no Apoio à Aprendizagem
• Competências de Comunicação para os Profissionais de Áreas Tecnológicas
• Infoliteracia e a Geração de Nativos Digitais
• Desenvolvimento de Pensamento Cético
A Matemática na Educação em Engenharia
• Conhecimento Lógico e Competências Matemáticas em Engenharia
• Ferramentas Computacionais para o Ensino da Matemática em Engenharia
• Modelação e Simulação Matemática no Ensino da Engenharia
• Estatística no Ensino da Engenharia
• Estudos de Caso
Perspetivas Futuras da Profissão e da Educação em Engenharia
• Educação em Engenharia e Engenharia: Inovação, Desenvolvimento Social e Económico
• Educação em Engenharia e Engenharia: Tecnologia e Sociedade
• Educação em Engenharia e Engenharia: Responsabilidade Social e Responsabilidade Social corporativa
• Educação em Engenharia e Engenharia: Questões e Desafios Emergentes
• Educação em Engenharia e Engenharia: Tópicos e previsões para o futuro
• Educação em Engenharia e Engenharia: Áreas emergentes e futuras