APOIOS

PATROCÍNIOS

APOIOS

PATROCÍNIOS

WORKSHOP

WORKSHOP

WORKSHOP: Parte II

19 outubro de 2016, 16:15 às 17:45

 

PUBLICAÇÃO EM REVISTAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Autores: Bill Williams e Pedro Neto

 

Programa:

A investigação de educação em engenharia (EER) é um campo amplo, de evolução rápida, diversificado, interdisciplinar e internacional em que os investigadores aplicam os métodos da pesquisa em ensino para abordar uma variedade de questões relativas ao ensino e aprendizagem em engenharia. As faculdades de engenharia que estão acostumadas a publicar suas investigações em revistas especializadas de engenharia podem ter dificuldades na seleção de uma publicação na qual publicar a sua investigação nesta área.

Este workshop irá orientar os participantes na escolha de um jornal em EER no qual a publicar e também olhar para a preparação e submissão do seu trabalho. Além disso, vai será praticada a atribuição de palavras-chave para pesquisar usando a Taxonomia adotada por um número de revistas como parte de seu processo de submissão. Usando a terminologia padrão para as palavras-chave incluídas nas suas publicações podem ajudar os investigadores com interesses semelhantes a encontrar e a citar os seus trabalhos.

Ludwig Krippahl é professor auxiliar no Departamento da Ciência da Computação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Ciência da Computação desde 2005. Ele tem um mestrado em inteligência artificial, um doutoramento em bioquímica estrutural e seus principais interesses de investigação são em bioinformática e eminteligência artificial. De 2006 até 2011 lecionou um curso de Pensamento Crítico para alunos de ciência da computação, com foco em aspetos do pensamento crítico relevantes para os alunos de engenharia, tais como o raciocínio científico e a decisão, para além dos temas clássicos da lógica e da argumentação.

WORKSHOP: Parte I

19 outubro de 2016, 14:00 às 16:00

 

COMO IMPLEMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO NO MEU CURSO DE ENGENHARIA?

Autores: webPACT e Ludwig Krippahl

 

Programa:

Este workshop focará o pensamento crítico no contexto do raciocínio científico e de engenharia e nos desafios particulares de ensino do pensamento crítico para estudantes de engenharia.

Na primeira parte, o programa irá abranger temas de pensamento crítico clássicos, como a noção de pensamento crítico como um ato e uma disposição para a reflexividade, a expressão de raciocínio na forma de argumentos, a lógica informal e as falácias. Em seguida, a partir deste núcleo tradicional, será estendido a temas menos frequentemente abordados em abordagens filosóficas ao pensamento crítico, mas mais relevante para a ciência e engenharia: raciocínio científico, a estrutura concetual de problemas científicos, a avaliação de modelos estatísticos e da causalidade, e inferência para a melhor explicação e os problemas de tomada de decisões. O objetivo será o de fornecer uma estrutura para a compreensão e ensino do pensamento crítico que é mais adequado para a ciência e para o ensino de engenharia do que uma abordagem tradicional de pensamento crítico, com ênfase na lógica clássica.

A segunda parte do workshop concentra-se no "questionamento" como estratégia para desenvolver o pensamento crítico: os tipos de perguntas, as regras a ter em conta para um processo de questionamento bem-sucedido e, ainda, questionar as estratégias (entre elas o questionamento entre pares).

O workshop proporcionará um espaço de partilha de experiências e de debate, bem como atividades hands-on.

Bill Williams originalmente formado em Química da Universidade Nacional da Irlanda e passou a trabalhar na educação, na Irlanda, no Reino Unido, na Eritreia, no Quénia, em Moçambique e em Portugal. Lecionou cursos internacionais à distância para a Organização Internacional do Trabalho em vários países africanos. É doutorado em Engenharia de Gestão pelo IST, Lisboa, e é professor na Escola de Engenharia Barreiro, no Instituto Politécnico de Setúbal em Portugal. Seus interesses de investigação incluem a prática da engenharia e evolução global da investigação em ensino de engenharia. Foi editor Engineering Practice in a Global Context, Understanding the Technical and the Social, publicado pela Taylor and Francis em 2013 e é membro da Comissão de Revisão da Taxonomia de Investigação em Educação de Engenharia. Bill Williams é presidente do Conselho de Administração da 500-member Research da Rede de Educação em Engenharia (REEN), é editor associado da European Journal of Engineering Education, é concelheiro do grupo de trabalho de Educação e Investigação em Engenharia da SEFI e é um membro fundador da Sociedade Portuguesa para Educação em Engenharia (SPEE).

Pedro Neto tem um doutoramento em Engenharia Civil pelo IST, Lisboa e é professor na Escola de Engenharia Barreiro, no Instituto Politécnico de Setúbal em Portugal. Foi co-autor the investigações sobre a evolução internacional da investigação em Educação em Engenharia.