APOIOS

PATROCÍNIOS

APOIOS

PATROCÍNIOS

INÍCIO

INÍCIO

(Re) Pensar a Educação Superior de Engenharia

O ensino em engenharia é a atividade de ensino de conhecimentos e princípios (ensino superior, ES) relacionados com a prática profissional da engenharia (Aprendizagem ao Longo da Vida). Portanto, para além da análise dos fatores económicos, culturais e sociais, que influenciam a formação de engenheiros em instituições de ensino superior (IES) diferentes devemos questionar-nos sobre o pensamento crítico, bem como sobre a resolução de problemas, comunicação, colaboração e criatividade e inovação fornecida pelo ES aos alunos de engenharia (os quatro C referidos no questionário do American Management Association 2010). Dar competências aos alunos dos ES no âmbito dos quatro C pode mudar a maneira de olhar para os problemas, organizar as suas opiniões, e incorporar pontos de vista dos outros, a fim de estimular novas perspetivas e visões para problemas ou situações reais. A 2.ª edição CISPEE 2016 pretende reunir professores e investigadores de várias escolas de engenharia, instituições e indústria para compartilhar boas práticas que possam contribuir para levantar questões relacionadas com a melhoria do pensamento crítico e da resolução de problemas, comunicação, colaboração e criatividade e inovação no ensino em engenharia.

 

Workshop

Como implementar o pensamento crítico no meu curso de engenharia?